Campos eletromagnéticos
O campo eletromagnético envolve o campo elétrico e o campo magnético. É uma ligação entre a eletricidade e o magnetismo.
Nos campos eletromagnéticos, as cargas movimentam-se como ondas, sendo chamadas de ondas eletromagnéticas. Um exemplo destas é a luz.
Onda eletromagnética
A luz é uma onda eletromagnética. As ondas ou radiações eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagarem.
O físico James Maxwell previu a propagação deste tipo de ondas. Uma onda eletromagnética é uma carga oscilante que produz campos elétricos e magnéticos variáveis que se propagam no espaço como uma onda.
É uma onda transversal pois as direções de oscilação dos campos elétrico e magnético, que são perpendiculares entre si, são também perpendiculares à direção de propagação da onda.
A frequência da onda eletromagnética é igual à frequência de oscilação da carga elétrica.
A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética no vácuo é igual à velocidade da luz no vácuo (c = 3,0 x 10^8 m/s).
Os contributos de Faraday (constatação que campos magnéticos variáveis originam campos elétricos), de Maxwell (teoria das ondas eletromagnéticas) e de Hertz (produção e deteção de ondas eletromagnéticas com grande comprimento de onda) vieram a revolucionar por completo os meios de comunicação.
Repartição da energia de uma onda eletromagnética
Uma onda eletromagnética transporta energia. Quanto maior for a frequência da onda, maior é a energia que transporta.
Quando a propagação da onda se der no vácuo, não há absorção de energia.
No entanto, ao propagar-se num meio material, parte da energia da onda é absorvida pelo meio.
Ao incidir na superfície de separação de dois meios, parte da radiação da onda é absorvia, outra refletida e outra transmitida.
Com isto, o nosso grande objetivo é perceber e clarificar o efeito e a quantidade das ondas eletromagnéticas que chegam até aos humanos e que os rodeia.
Indução eletromagnética
A indução eletromagnética é a criação de uma corrente elétrica induzida num circuito fechado que delimita uma superfície através do qual há um fluxo variável de campo magnético.
Um exemplo da indução é um transformador, o qual é constituído por um núcleo de ferro (N), um primário (P), e um secundário (S).