Campos elétricos
As cargas elétricas originam o campo elétrico, mas este também se pode originar por variações de um campo magnético por unidade de tempo. É uma grandeza vetorial, com a direção da força elétrica. A sua unidade SI é Volt por metro (V/m) ou Newton por Coulomb (N/C).
O campo elétrico é mais intenso se a distância do ponto da carga criadora, Q, for menor, ou se o módulo dessa carga for maior. Este campo tem a mesma intensidade em todos os pontos que se encontrem a igual distância da carga, por este apresentar uma simetria esférica.
O campo elétrico pode ser representado por linhas de campo. Estas nunca se cruzam. Nas zonas onde o campo elétrico é mais intenso, as linhas encontram-se em maior densidade. Elas originam-se em cargas positivas e terminam em cargas negativas. Estas linhas indicam a direção e o sentido do campo elétrico e são sempre tangentes em cada ponto deste campo.
As linhas do campo elétrico criado por duas cargas elétricas pontuais e de módulos iguais com o mesmo sinal e as linhas de campo elétrico criado por duas cargas elétricas de sinais contrários e de módulos iguais (dipolo elétrico) podem ser representadas como se demonstra na figura seguinte.
Se
o campo elétrico for constante em todos os pontos dessa região, esse campo é
uniforme. As suas linhas de campo são paralelas e equidistantes entre si. O
campo elétrico e a força elétrica têm a mesma direção e o mesmo sentido, se a
carga for positiva. Porém, o campo elétrico e a força elétrica têm a mesma
direção e o sentido oposto, se a carga for negativa. Na figura seguinte, isto encontra-se
esquematizado.